Congresso derruba veto e desoneração da folha será prorrogada até 2027

Comunicados Destaques Notícias Tributário dezembro 15, 2023
Após trabalho contínuo da Abicalçados em prol da prorrogação da desoneração, comemoramos, hoje, mais uma conquista do setor com a derrubada do veto presidencial à continuidade da medida.

Histórico
No dia 13/06/23 o PL foi aprovado no Senado e enviado, de pronto, à Câmara dos Deputados. No dia 29/08/23, conquistamos a aprovação, pelos Deputados, que, por terem alterado o texto, fizeram com que o projeto retornasse ao Senado. Já no Senado, foi aprovado no dia 25/10/23, e remetido para a sanção do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, por razões contrárias, vetou integralmente o Projeto no dia 23/11/23.

Derrubada do veto
O Congresso Nacional se reuniu hoje, 14/12/23, após mobilização intensa das entidades para que a agenda se concretizasse.

Em sessão conjunta, Deputados e Senadores derrubaram o veto integral do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao texto que renova, até 2027, a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores.
O resultado no Senado foi de 60 votos a 13 pela rejeição do veto presidencial. Na Câmara, o placar foi de 378 a 78 pela derrubada.

O texto segue agora para promulgação. Com isso, passará a valer a regra que permite a substituição da contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta interna, que varia de 1% a 4,5%, de acordo com o setor e serviço prestado, que para o setor calçadista é de 1,5%.

Mobilização
Foi uma incansável trajetória durante o ano, com vasta mobilização da Entidade junto aos Deputados e Senadores, com apoio da Frente Parlamentar em defesa do setor coureiro-calçadista Presidida pelo Deputado Federal Lucas Redecker.

Foram disparados diversos comunicados a todos os parlamentares, com reforços através de mensagens eletrônicas e de nossas mídias sociais.

A pressão junto ao Congresso, com protocolo pessoal de ofícios em gabinete, a todos os líderes e bases parlamentares do Congresso, pelo Presidente-executivo da Entidade, Sr. Haroldo Ferreira, também contribuiu para o desfecho que hoje comemoramos. Haroldo também esteve incansavelmente em Brasília para acompanhar as votações nas duas casas do Poder Legislativo.

A prorrogação da desoneração até 31/12/2027 está alinhada com as medidas sugeridas pela indústria para reaver o crescimento do setor, dos postos de trabalho e da competitividade nacional.
Texto: Abicalçados.