Mensagem ao associados: 2023 chega ao fim…

Comunicados Destaques Notícias dezembro 15, 2023
Caros associados,

Desafiador. Esta é, com certeza, uma palavra que define o ano de 2023 que chega ao fim. Todos sabemos que a luta de quem empreende no Brasil nunca foi fácil, mas esse ano teve um toque de intensidade como nunca visto.

Em uma breve retrospectiva, nós do setor calçadista iniciamos um ano de incertezas: com os novos governantes eram esperadas muitas mudanças, ou seja, não tínhamos certeza do que iria acontecer e nem o quanto isso impactaria a nossa indústria.

Então, nos concentramos em fazer o melhor: o melhor calçado, a melhor bolsa, o melhor serviço. Buscamos oportunidades, investimos tempo, estudamos, “corremos atrás”, como diz o dito popular.

No que cabe ao Sindifranca, não medimos esforços para trazer para o empresário informações, projetos, assessoria para prepara-los para o que viria. Logo no início, buscamos estreitar laços com o novo governo estadual afim de retomar o diálogo em torno do plano de recuperação e reestruturação do parque calçadista paulista, que havia ficado em segundo plano no governo anterior. Dentre as ações previstas deste plano, estava a solução para alcançarmos a isonomia tributária, um pleito de tamanha importância, que ganhou o reforço de nossa deputada estadual Delegada Graciela.

Dentro da esfera tributária, muito foi discutido: ao longo do ano foram mais de 10 reuniões na SEFAZ em SP, milhares de km percorridos, sem falar dos estudos e levantamentos feitos para embasar a proposta que havia sido apresentada ao Governador ainda na campanha. A pauta foi crescendo na mesma medida em que foi ganhando robustez junto à SEFAZ, que agora analisa os últimos detalhes para definição de ações concretas. A expectativa é grande, mas acreditamos que esta é uma oportunidade ímpar para o Estado de SP reparar a injustiça à qual o setor calçadista paulista foi submetido. Em breve, devemos conhecer a solução.

Mas enquanto isso, assistimos a economia perdendo o fôlego ao longo do ano, prejudicando bastante o mercado interno e externo. Observamos números e indicadores bastante preocupantes nos últimos meses, o que pede uma reflexão sobre os rumos da economia brasileira e a estratégia das indústrias para permanecer no mercado.

Apesar de alguns avanços importantes, como a aprovação da tão aguardada Reforma Tributária (ainda que com ressalvas), alguns entraves voltam a assombrar-nos como o veto à desoneração da folha de pagamentos, imprescindível para manutenção de empregos e competitividade dos setores envolvidos. Trabalhamos incessantemente junto com a Abicalçados para defender nossa indústria, principalmente dos fatores relacionados às “jaboticabas” burocráticas que todos os anos surgem para travar negócios e delongar resultados.

Questões como defender o direito da indústria brasileira de igualdade concorrencial em relação à isenção de taxas para produtos importados através dos marketplaces internacionais, que predatoriamente entram em nosso país. O Sindifranca tem trabalhado para garantir junto com a Abicalçados e outros sindicatos que esse direito seja respeitado e nossas indústrias protegidas.
Buscamos também diferenciais competitivos para a indústria calçadista de Franca, através da reciclagem de resíduos de couro, com nosso parceiro comercial Ilsa Brasil. Logo no início do ano de 2024 teremos novidades sobre a instalação da unidade de reciclagem de Franca. Este será um grande avanço de Franca rumo à sustentabilidade, agregando ainda mais valor ao nosso calçado.

O fator político também foi motivo de bastante apreensão, pois impactou intensivamente as decisões do empresariado sobre investimentos e sobre o futuro. A palavra de ordem passou a ser cautela. A insegurança jurídica, os impasses entre os poderes e até mesmo a insegurança econômica foram os assuntos predominantes nas rodas empresariais, em um vértice de incertezas quanto ao futuro.

Mas apesar de todo este cenário, precisamos manter o foco e esperar o melhor. O Brasil é um país de potencialidades e o setor calçadista sempre foi um “sobrevivente”.

Já dizia o honorável Winston Churchill: “Se estiver passando pelo inferno, continue caminhando.”

Essa é a meta para 2024: continuar a jornada, seguir lutando, porque nada que valha a pena é fácil e só o que é verdadeiramente importante vale o nosso esforço.

Nosso desejo para todos os empreendedores brasileiros é que em meio a tantas adversidades, encontremos esperança nas pequenas vitórias. Não há bem que dure para sempre assim como não há mal que nunca termine. Que possamos nos amparar nos nossos pilares: nossas famílias, nossos amigos, nossos colaboradores e parceiros para não perder de vista os sonhos e objetivos que nos fazem sair da cama pela manhã. E agradecer, sempre, por todos aqueles que nos apoiam e estão juntos nesta jornada.

Ainda teremos grandes batalhas pela frente, mas juntos trabalharemos para o sucesso e juntos colheremos as vitórias.

Um forte abraço a todos, boas festas e feliz 2024!
 
José Carlos Brigagão do Couto
Presidente do Sindifranca