https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZErcemuqzotG9HuoKErAnlzrZKZhgRY8xFU

25/04 às 10hs: Webinar eureciclo, Instituto Giro & SINDIFRANCA

Comunicados Destaques Eventos Sustentabilidade abril 19, 2023

É com imenso prazer que anunciamos que o SINDIFRANCA formalizou sua associação ao Instituto Giro, como associado efetivo.

O Instituto Giro é uma associação privada de âmbito nacional, sem fins lucrativos, com foco no desenvolvimento sustentável e na otimização e ampliação de iniciativas de responsabilidade social corporativa, especialmente voltada à implementação e operacionalização de sistemas de logística reversa de embalagens em geral.  O SINDIFRANCA será informado sobre as atualizações e discussões a respeito da Logística Reversa no país, sendo protagonista na construção do Instituto Giro.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada em 2010 e instituiu a obrigatoriedade da logística reversa de embalagens pós-consumo no Brasil. Atualmente os geradores de resíduos, sejam eles fabricantes, distribuidoras, importadoras ou comerciantes de produtos com embalagens, têm a obrigação legal de garantir que, no mínimo, 22% dos resíduos pós-consumo colocados no mercado tenham a destinação ambiental adequada. O não cumprimento da legislação ambiental pode ocasionar sanções administrativas e multas que podem variar entre 5 mil e 50 milhões de reais.

O tema ganhou ainda mais notoriedade este ano com o Decreto Federal n.º 10.936 e  Decreto Federal n.º 11.044, que reforça a PNRS e institui o Certificado de Crédito de Reciclagem – Recicla+ respectivamente, fazendo com que os estados intensifiquem a fiscalização. 

O Sistema do Instituto Giro + eureciclo foi escolhido pelas seguintes razões:

  • Pioneirismo e liderança de mercado na América Latina;
  • Experiência de mais de 6 anos no mercado;
  • Viabilidade econômica;
  • Parceria exclusiva com mais de 275 centrais de triagem espalhadas por todo o Brasil;
  • Assegurado há mais de 5 anos por consultoria externa de grande credibilidade (EY);
  • Mais de 200 profissionais especializados e dedicados para atender nossos associados;
  • Mais de 6.5 mil empresas regularizadas através desse Sistema.

Quais serão os benefícios dessa parceria para as empresas associadas ao SINDIFRANCA?

  1. Compensação ambiental das embalagens, com emissão da documentação necessária para cumprimento das obrigações legais de logística reversa dos associados aderentes; 
  2. Desconto exclusivo para nossos associados; 
  3. Possibilidade de uso do selo eureciclo nas embalagens dos produtos dos nossos associados; 
  4. Ações de marketing (publicitárias, educacionais, institucionais e presença eventos) – tanto para a associação quanto para os associados; 
  5. Segurança jurídica, por ser uma solução homologada e validada por órgãos ambientais;
  6. Possibilidade de compras coletivas (preços ainda mais vantajosos).

Buscando aprimorar os serviços oferecidos pelo SINDIFRANCAe promover a segurança jurídica das empresas associadas, estaremos realizando um Webinar no próximo dia 25/04 às 10hs, para apresentar mais detalhes sobre essa parceria e dar espaço para os nossos associados esclarecerem possíveis dúvidas com a consultora Larissa Medeiros, especialista em logística reversa pela eureciclo.

Faça já sua inscrição no site do SINDIFRANCA, é gratuita e você ficará por dentro de tudo sobre logística reversa de embalagens de calçados e certificados de crédito de reciclagem.

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZErcemuqzotG9HuoKErAnlzrZKZhgRY8xFU