
Sesi-SP cria a TRILHA DE SST para orientar as empresas sobre envio correto de informações para o e-Social
A implementação do eSocial, assim como as multas previstas pelo sistema dos órgãos competentes às empresas que não estiverem em dia com o envio das informações de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), criou uma necessidade latente de mapeamento e direcionamento dos profissionais responsáveis pelo envio dos dados.
Com potencial elevado de multas, o sistema passou por mudanças e atualizações, causando por parte das empresas, dúvidas e insegurança ao enviar os dados.
Pensando nisso, o Sesi-SP criou um pacote de soluções chamado TRILHA DE SST que busca nortear as empresas sobre o que precisam de fato atender para evitar “surpresas” desagradáveis.
A primeira etapa da trilha é gratuita para todas as empresas e fará o Mapeamento Preliminar para identificar as Normas Regulamentadoras que devem ser atendidas pela organização. Após o mapeamento preliminar que é realizado de forma online, as etapas seguintes visam deixar a empresa em total conformidade com as leis de SST.
No total, são seis etapas: mapeamento preliminar, diagnóstico eSocial, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), NR´s e demais legislações, consultas e exames, demais serviços aos trabalhadores, como vacinas.
Como forma de beneficiar as indústrias, além da primeira etapa, o Diagnóstico de eSocial e PGR (Programa de gerenciamento de riscos) são gratuitos para empresas beneficiárias (contribuintes) do Sesi.
Sobre as etapas
1: Mapeamento Preliminar de SST – Online
Orientação às empresas referente ao entendimento e cumprimento das Normas Regulamentadoras Gerais (NR’s) – NR 1, NR 4, NR 5, NR 7, NR 9 e NR 17, com o foco prevencionista para evitar acidentes e doenças ocupacionais que causam enorme impacto financeiro e social para o país. Esta orientação é realizada através de um robusto relatório, enviado via e-mail, de acordo com o perfil da empresa, cujo dados é coletado através de questionário online.
2: Diagnóstico de eSocial
Apoio às indústrias no entendimento e gerenciamento adequado dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho que são enviados ao eSocial.
O diagnóstico eSocial é um trabalho realizado por meio da análise documental de segurança do trabalho e dos leiautes S2220, S2240, S2210 do eSocial, a fim de:
– Identificar se a empresa atende tanto a legislação trabalhista quanto a previdenciária vigente de acordo com os documentos exigidos.
– Constatar se os documentos apresentados promovem o subsídio adequado para geração dos eventos de SST junto ao eSocial.
– Verificar a qualidade das informações prestadas nos leiautes e se estão sendo transmitidos adequadamente.
3: PGR (– Programa de Gerenciamento de Riscos)
NR 1 – PGR Geral
Atende aos requisitos de AEP (Análise Ergonômica Preliminar) da NR 17
A Trilha de SST do Sesi-SP conta com cinco objetivos principais:
• Prevenir multas e/ou sanções administrativas com a entrada do eSocial;
• Reduzir custos e riscos legais por meio da inteligência de dados;
• Atender aos requisitos das Normas Regulamentadoras (NR’s);
• Aumento na produtividade e competitividade; e
• Garantir a segurança e saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Para mais informações sobre a trilha, a empresa deve entrar em contato com o Sesi-SP, por meio do contato: