SINDIFRANCA e INVEST MINAS reúnem-se para tratar sobre desenvolvimento regional 

Destaques Notícias Projetos maio 6, 2024
Na última quinta-feira dia 02/05, o Sindifranca recebeu a equipe da INVEST Minas para um encontro sobre desenvolvimento regional, especialmente sobre a região mineira vizinha à cidade de Franca. Estiveram presentes ao encontro a Gerente Investimentos e Desenvolvimento Regional da INVEST Minas, Larissa Souza Batista e os assessores estratégicos Paulo Victor Bittencourt Kayser Maia e Alexandre Eloy de Oliveira. Criada em 1968, a INVEST Minas é a Agência de Promoção de Investimentos do Governo do estado de Minas Gerais e foi a primeira agência de promoção de investimento do Brasil. Além do presidente José Carlos Brigagão do Couto, a equipe da INVEST Minas foi recebida por uma comitiva de empresários calçadistas de Franca.

Durante o encontro, Brigagão falou um pouco sobre o polo calçadista de Franca e o quanto o cluster francano influenciou negócios nas cidades vizinhas, especialmente aquelas mais próximas à Franca. “O Sindifranca está procurando uma parceria para o desenvolvimento regional, incluindo também as cidades mineiras próximas à Franca, que desenvolveram aptidão e vocação para o setor calçadista ao longo dos anos” destacou Brigagão durante a reunião.

Cientes do potencial da região, Larissa expressou o interesse de Minas Gerais em atrair negócios para o estado, especialmente, empresas com grande potencial de geração de emprego e renda, como é o caso da indústria calçadista. Larissa comentou que além de incentivos fiscais e alguns recursos em infraestrutura por parte dos municípios, o governo mineiro ainda dispõe inclusive de uma espécie de “SUDENE mineira” com tratativas fiscais semelhantes à conhecida SUDENE da região Norte do Brasil.

Foi discutida a possibilidade de um estudo afim de desenvolver um projeto que beneficie a instalação de empresas no estado de Minas Gerais, a médio e longo prazos. Os principais atrativos para as empresas se concentrariam em incentivos fiscais, um estudo da disponibilidade de infraestrutura por parte dos municípios de interesse e a capacitação de mão de obra para a indústria, além da possibilidade de linhas de crédito e financiamento.

Esse diálogo com a INVEST Minas deve gerar ainda um evento de apresentação de atrativos para as empresas calçadistas interessadas e deve ocorrer nos próximos meses.

Fonte: Assessoria SINDIFRANCA.