
SINDIFRANCA e SENAI desenvolvem projeto de escolas de pesponto com prefeituras vizinhas
O SINDIFRANCA em parceria com o SENAI, está desenvolvendo um projeto que busca aumentar a oferta de mão de obra especializada, aumentando as oportunidades de emprego inclusive em cidades vizinhas.
Dada a crescente demanda da indústria calçadista por colaboradores com conhecimento em pesponto, o projeto tem como objetivo levar treinamento dos técnicos do SENAI Franca para outros municípios. Nesta parceria, o município provê um espaço com infraestrutura para instalação de máquinas de pesponto e oferece gratuitamente os cursos de pespontador para a população local. Quando não é possível instalar a escola no município, a prefeitura ainda tem a possibilidade de levar os alunos para o SENAI Franca para receberem o treinamento direto na escola técnica.
Para tanto, SINDIFRANCA e SENAI tem visitado várias prefeituras vizinhas, onde o projeto está sendo muito bem recebido. Algumas cidades já estão organizando suas turmas de alunos e outras já tem espaços instalados. Uma delas é Pedregulho, já com bastante expertise no treinamento dessa especialidade. Outras cidades contatadas foram São José da Bela Vista, Itirapuã, Patrocínio Paulista e Buritizal.
Outro destaque para o projeto é a criação de várias turmas de qualificação em pesponto e corte mecânico na Escola SENAI Franca. Estes cursos já estão acontecendo e novas turmas são esperadas para este semestre. E totalmente gratuitos para quem se interessar!
Além destas ações, o SINDIFRANCA e SENAI fecharam uma parceria com empresários calçadistas, para ministrar cursos de pesponto, com aulas práticas, dentro de algumas indústrias de calçados, após o expediente. Esta iniciativa, visa promover oportunidades de carreira para colaboradores que já trabalham na empresa, em outras áreas. Empresas como a Vero Moc, Anatomic Gel, Sollu e Newcomfort foram as primeiras a adotar o projeto.
Com todas estas ações, já foram qualificadas cerca de 150 pessoas só no primeiro semestre deste ano. O SENAI espera formar mais 150 profissionais nestas áreas ainda no 2.º semestre de 2022.
Texto: Assessoria de Comunicação do Sindifranca
Foto: Sindifranca